Publicidade Google

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Esperanto

Essa semana, antes de ontem mais especificamente, eu fui colocar meu estabilizador para consertar e conheci um cara muito louco exótico! Logo quando eu entrei ele já foi me mostrando um livro escrito em esperanto. Eu nunca tinha ouvido falar sobre. Creio que a maioria de vocês, assim como eu, não saibam o que danado é isso.


Resumidamente, eperanto é um língua planejada. Ou seja, um carinha resolveu escrever sua própria língua, que acabou vingando e hoje, ela é a língua planejada mais vastamente falada. O seu criador, o  Ludwik Lejzer Zamenhof (lê-se ashuashua), começou a inventá-la aos 16 anos, ele dedicou-se totalmente a sua nova língua. Seu pai, achando que o filho tava ficando louco, mandou o garoto estudar medicina em outra cidade. Quando ele retornou à sua cidade natal, descobiriu que seu pai havia queimado todo material. Ele recomeçou do zero. E bombou.


O legal do esperanto é que ele propõe um língua universal, que não está vinculada a nenhum país (como o inglês). Assim seria um língua democrática, digamos assim. 


Aos poucos o esperanto foi criando sua própria cultura. Já existem muito livros, poemas, músicas e filmes (inclusive brasileiros) em esperanto. 


                                                                       Bandeira do Esperanto


Essas informações foram retiradas do Wikipedia.  Se você se interessou sobre o assunto, facilmente você encontra textos no google. Existem até downloads de cursos para aprender o esperanto. O que você acha disso? Gin pensas estas tre interesa. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Compre no Submarino