Publicidade Google

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Consciência ambiental, você já tem?

Sacolas de plástico estão chegando ao fim. Será? Elas surguram na década de 50, eram motivos de orgulho dos supermercados e status para as donas de casa. Porém, com toda a preocupação ambiental, as sacolas se tornaram vilãs do meio ambiente. Celebridades como a atriz Keira Knightley e Ivanka Trump desfilam hoje com sacolas de pano que trazem a inscrição "I'm not a plastic bag"(Eu não sou uma sacola de plástico),como a da foto abaixo.



Motivos para detestá-la:

As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês.
No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria-prima das sacolas, ou 10% de todo o detrito do país. Não há dúvida: é muito lixo. E essa agressão ambientel se reflete em diversas formas, um delas:


Motivos para adorá-las:

"Nunca imaginei que, depois de adulta, voltaria a jogar Escravos de Jó (brincadeira em que crianças passam objetos entre si) com freqüência", diz a repórter Cristina Amorim, de O Estado de S. Paulo. Ela descreve a dificuldade em acondicionar os produtos em sacolas de pano. As bananas não podem ficar sobre os tomates, e por aí vai. Com a mudança, diz, há outro problema: vão faltar sacos para descartar o lixo doméstico.






"Eu sou uma sacola de plástico e sou 100% reciclável" O problema é: se as sacolas plásticas fossem devidamente coletadas e reaproveitadas, tudo bem, daria até pra engolir. Mas e a consciência da população? Que joga lixo em tudo que é canto, na praia, que acabam matando animais como a tartaruga marinha, confudindo as sacolas com águas-vivas, na cidade, causando enchentes, entre outras terríveis implicações. Para saber mais sobre o assunto (que é muito importante) visite esse site. E participe da campanha, toda vez que recusar um sacola plástica, clique no contador abaixo. 


                            


Faça sua parte. Lute por um planeta melhor! 

Obs.: Muitos supermercados estão dando descontos aos clientes que não usarem as sacolas plásticas. Se informe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Compre no Submarino